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Declaração de missão do IB

O International Baccalaureate visa desenvolver jovens investigadores, informados e solidários que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e do respeito intercultural.

 

Para este fim, a organização trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação internacional e avaliação rigorosa.

 

Estes programas incentivam alunos de todo o mundo a tornarem-se estudantes ativos, apaixonados e consistentes, que compreendem que outras pessoas, com as suas diferenças, também podem estar certas.

 

Perfil do aluno IB

O perfil do aluno do International Baccalaureate (IB) descreve uma ampla gama de capacidades e responsabilidades humanas que vão além do sucesso acadêmico.

 

Implica um compromisso de ajudar todos os membros da comunidade escolar a aprender e a respeitar a si próprios, aos outros e ao mundo que os rodeia.

 

Cada um dos programas do IB está comprometido com o desenvolvimento dos alunos de acordo com o perfil de aluno do IB.

 

O perfil visa desenvolver alunos que sejam:

Investigadores

Informados

Pensadores

Comunicadores

Íntegros

Mentes abertas

Solidários

Audazes

Equilibrados

Reflexivos

 

Processo de pré-seleção

O processo de pré-seleção terá início em outubro do ano anterior ao ingresso, quando terão início as aulas de DP. Os critérios para participar são:

 

  1. Nível de proficiência pelo menos B2 CERF na língua inglesa.
  2. Alto desempenho acadêmico na escolaridade anterior.
  3. Integridade, honestidade, criatividade e serviço comunitário ou envolvimento semelhante em trabalho voluntário, artes ou esportes.
  4. Compromisso da família com as normas escolares e forte apoio ao desenvolvimento do perfil IBDP do aluno.

 

Os procedimentos para esta seleção serão os seguintes:

  1. Palestra geral do diretor da escola e coordenador do DP sobre a missão do IB, Perfil do Aluno do IB e disciplinas do IB.
  2. Entrevista com os alunos que se candidataram ao IBDP, para avaliar o seu interesse e conhecimento do programa.
  3. Análise do portfólio elaborado pelo aluno e sua família que apresentará as seguintes evidências:
    • Proficiência na Língua Inglesa: Os resultados dos exames TOEFL ou Cambridge serão aceitos como prova de proficiência na língua. Caso contrário, a escola avaliará a proficiência dos alunos por meio de provas orais e escritas a serem realizadas de acordo com a coordenação do IBDP.
    • Desempenho escolar do 8.º ao 10.º ano de escolaridade anterior.
    • Carta de recomendação do antigo coordenador ou diretor da escola atestando boa conduta, honestidade e liderança.

 

A Entrevista será conduzida pelo coordenador do IBDP da escola. O portfólio será analisado pela direção da escola e pelo coordenador do DP que poderá, se necessário, solicitar esclarecimentos e documentos adicionais. Os dados recolhidos e os comentários permanecerão seguros na escola e não serão publicitados ou tornados públicos sem autorização prévia.