O Desafio das Pontes chegou ao fim em um grande competição realizada no último sábado, 22. Os alunos tiveram vários encontros nos últimos meses e aprenderam muito sobre pontes, seus tipos e como funcionam, além de aprenderem a operar um software de engenharia que simula a construção de uma estrutura como essa. A base para a construção das pontes de palito de picolé foi exatamente feita a partir desse simulador, onde eles estimaram a resistência da estrutura e onde precisariam reforçá-la.
No desafio final, cada ponte foi testada adicionando pesos a elas e medindo até que ponto elas suportariam. Das 12 equipes participantes, duas ficaram empatadas em primeiro lugar pois suas estruturas suportaram 81kg. O critério de desempate foi o peso da ponte: a que pesava menos proporcionalmente aguentou mais, portanto, foi a vencedora.
A equipe campeã foi formada por Thiago Holanda, Flávio Rafael, Yago Lannis, Francisco Gabriel, Lucas de Sousa e Pedro Lucas, todos do 8° ano da sede Centro (NGS). A ponte deles pesava apenas 666g, enquanto a do outro grupo que ficou em segundo lugar pesava 837g. Essa equipe tinha como membros os alunos Rafael Cacau, Samuel Nunes, Pompeu Magalhães, João Victor e José Ricardo também do 8° ano do EBS. A equipe que ficou com a 3° colocação, tendo uma ponte que suportou 70kg, foi formada pelas alunas Bruna Fialho, Dâmaris Adriano, Bia Aguiar e Natasha Lima, todas do 8° ano do EBS.
Além de ganhar a medalha de ouro, os vencedores ganharam também o livro Star Talk, da National Geographic e do astrofísico Neil deGrasse Tyson, famoso pelo seu papel no rebaixamento de Plutão da categoria de planetas.
Confira algumas fotos do evento: