Acade7 visita à Casa de Nazaré

Na tarde da última quinta-feira, dia 21, os membros da Acade7(Academia de Letras dos Estudantes do Colégio 7 de Setembro) fizeram visita à Casa de Nazaré, que atende mulheres da terceira idade que precisam de cuidado especializado, atenção e companhia. Algumas idosas mantêm vínculos familiares, e outras são sozinhas.

Os Membros da Acade7 planejaram esse encontro e levaram caderninho personalizado e um delicioso lanche. Na visita, os alunos conheceram o funcionamento da Casa, participaram de atividades com as idosas e puderam entender a importância dos vínculos afetivos e da responsabilidade social.

A proposta da Casa de Nazaré é cuidar, proteger e ocupar o tempo das idosas com atividades proveitosas para estimular a mente e amenizar a solidão.

Para quem desejar ajudar, por meio da doação de alimentos, roupas, materiais de higiene ou realizar alguma atividade com as idosas, a Casa fica na Rua Padre João Piamarta, 465, Montese. Contatos: (85) 3494.6164 / 3494.0874

Confira as fotos:

C7S realiza solenidade de premiação da EXPO7

A solenidade de premiação da XX Exposição Literária do C7S (EXPO7) foi realizada nessa quarta-feira, 16, no auditório da sede Aldeota (EBS). A abertura foi conduzida pelos Professores Raquel Dias e Yure Frota, com a participação do diretor do C7S, Henrique Soárez, que discursou sobre a importância da escrita e da leitura.
No evento, os alunos que se destacaram durante o concurso e que tiveram seus trabalhos reunidos no livro, foram premiados com três livros e um certificado.
A cerimônia contou também com mais duas apresentações: a performance “Meu mundo, um livro: Palavras em poesia” dos membros da Academia de Letras dos Estudantes do Colégio 7 de Setembro (Acade7) e o recital de poemas “Última Flor do Lácio” formado por alguns alunos do 7, 8 e 9º anos.

Confira as fotos:

Membros da Acade7 se apresentam na Academia Cearense de Letras

Na última quarta-feira, 09 de outubro, os membros da Acade7 participaram do Ciclo de Conferências: Diálogos: Poesia – leitura e depoimentos dos Autores Acadêmicos Beatriz Alcântara e Carlos Augusto Viana, na Academia Cearense de Letras (ACL).

A escritora Angela Gutiérrez, presidente da ACL, fez abertura da Conferencia, e falou sobre a importância das Academias de Estudantes.

Na ocasião, os membros da Acade7 se apresentaram com a performance de Slam “Meu mundo, um livro: Palavras em poesia”.
Em meio acolhida e abraços, os membros da Acade7 receberam livros da escritora e palestrante Beatriz Alcântara.

Confira as fotos:

Setembrinos da ACADE7 se apresentam durante a XIII Bienal

A Academia de Letras do Colégio 7 de Setembro encontrou a oportunidade perfeita para declarar seu amor à literatura, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Nos dias 17 e 20 de agosto, os alunos da ACADE7 recitaram seus poemas no estilo SLAM ou batalhas de versos, no qual os poetas entoam suas poesias e realizam uma performance artística. A apresentação foi bastante aplaudida e apreciada por todos os espectadores da Bienal.

A apresentação “Meu mundo, um livro: Palavras em poesia” foi composta por poemas escritos pelos setembrinos, cujos temas são inspirados pelo tema da Bienal: “As cidades e Os Livros”.

Confira as fotos da apresentação:

ACADE7 se apresentará na XIII Bienal

Em busca de um desafio, a Academia de Letras do Colégio 7 de Setembro escolheu como estilo para as suas apresentações, dias 17 e 20 de agosto na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, o SLAM. Uma forma de competição na qual os poetas recitam suas poesias de própria autoria e realizam uma performance artística sem acompanhamento musical.

Essas ‘batalhas de versos’ têm se firmado como espaço de literatura nas periferias de fortaleza. Na apresentação/competição, é de muita importância a participação da plateia, que pode aclamar aquele participante que mais causou impacto durante sua exibição.

A apresentação “Meu mundo, um livro: Palavras em poesia” será composta de poemas construídos pelos setembrinos, cujos temas se assemelham com o tema da Bienal: “As cidades e Os Livros”.

As apresentações da ACADE7 acontecem nos dias: 17/08/2019 (sábado) e 20/08/2019 (terça-feira) às 16h, no Centro de Eventos – Praça Iracema José de Alencar

Alunos da ACADE7 conhecem o Cineteatro São Luiz

Os alunos da Academia de Letras dos Estudantes do 7 de Setembro visitaram na última sexta, 28, o Cineteatro São Luiz no centro de Fortaleza. Os setembrinos realizaram uma visita guiada pelas dependências do local e conheceram um pouco da história do local, além de saber mais sobre a estrutura que começou a ser construída em 1939 e possui muitas curiosidades e raridades, como os lustres com cristais importados da antiga Tchecoslováquia.

A ACADE7 realiza inúmeras atividades durante o ano estimulando o interesse pela arte, cultura e literatura e também participa de eventos e palestras que são importantes para a vida escolar. No próximo semestre, mais atividades serão feitas e os alunos se apresentarão na Bienal do Livro de Fortaleza.

Confira algumas fotos do passeio da ACADE7:

Acade7 terá apresentação na Bienal

Você sabe o que é o SLAM?

Os SLAMs são ‘batalhas de versos’ que têm se firmado como espaço de literatura nas periferias. Nelas, os participantes competem entre si em performances que duram em média 3 minutos, com poesias de própria autoria, sem acompanhamento musical. Os eventos, que vem ganhando espaço em Fortaleza, tornaram-se uma forma de diálogo entre os jovens.

Mesmo sendo desafiador, os alunos da Acade7 (Academia de Letras dos Estudantes do 7 de Setembro)escolheram o SLAM como tema da sua apresentação que acontecerá durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará, em agosto de 2019. Os participantes decidiram abordar três tópicos para recitar durante o espetáculo: os livros que leram, a cultura de Fortaleza e o “porquê” dos livros.

Na apresentação/competição é de muita importância a participação da plateia, que pode aclamar aquele participante que mais causou impacto durante sua exibição. Isso é algo que anima bastante os membros da Acade7, uma vez que desejam engajar ao máximo a plateia nas suas batalhas.

Os alunos irão passar os próximos três meses elaborando seus textos e ensaiando suas performances artísticas. A apresentação da ACADE7 promete!

Membros da ACADE7 elegem nova diretoria para 2019

Os alunos da Academia de Letras dos Estudantes do Colégio 7 de Setembro (ACADE7) se reuniram na última sexta-feira (12) para votar em novos membros responsáveis por presidir o grupo durante este ano. A diretoria é composta por Presidente, Vice-Presidente, Orador e Assessor. A votação foi realizada com sucesso e os alunos eleitos foram:

Presidente – Milena Souza Batista (2º ano – sede Centro EGS)

Vice-Presidente – Gisele Lima da Costa Sales (8º ano – sede Centro NGS)

Assessor(a) – Lívia Christine Soares Pinheiro (2º ano – sede Centro EGS)

Orador(a) – Marcos Franklin (2º ano – sede Centro EGS)

Após a votação, os alunos participaram de uma conversa sobre os desejos que eles têm para o decorrer do ano na ACADE7. Eles destacaram pontos como o interesse no desenvolvimento da leitura e também a vontade de realizar visitas sociais e passeios culturais. Houve também a leitura da fábula “O rato e o rei Leão” para uma reflexão sobre união e gentileza. Para encerrar o encontro, os alunos tiveram um momento de confraternização entre eles.

“Achei simplesmente incrível, maravilhoso como pudemos desfrutar da companhia dos outros, falar um pouco sobre os planos para o futuro da ACADE7 e ver que ainda existem muitos jovens que valorizam a literatura e a cultura”, disse a presidente eleita, Milena Batista do 2° ano.

A vice-presidente, Gisele Lima do 8° ano, também falou após a votação: “Para mim é gratificante ir para todo e qualquer encontro com a ACADE7. No último encontro escolhemos democraticamente a diretoria e eu fui escolhida como vice-presidente, estou muito feliz e espero conseguir cumprir com todas as minhas promessas feitas.”

“Eu olho para este grupo que entrei e sinto gratidão” – Davi Dreher, 9° ano da sede Centro (NGS).

Confira fotos do momento:

Setembrinos participam de Oficina de Escrita Criativa

A Academia de Letras dos Estudantes do 7 de Setembro realizou na última quinta, 23, a Oficina de Escrita Criativa para alunos do 7. O evento teve como objetivo trabalhar os principais aspectos da elaboração de uma narrativa utilizando uma metodologia que permite a interação do grupo e a construção do conhecimento em conjunto. O responsável por ministrar a oficina foi Matheus Lins, escritor e membro da ACADE7.

“Vejo na escrita um caminho para que o mundo possa passar por transformações. Enxergo na literatura uma possibilidade de libertação social, intelectual e individual. Durante as aulas, debatemos a respeito do processo criativo e as possibilidades de como tornar o texto mais atrativo aos olhos de quem o lê. A cada pequeno detalhe, um novo debate”, disse Matheus.

A presidente da ACADE7, Milena Batista aproveitou bastante a oficina. “Tivemos a oportunidade de exercitar a nossa criatividade. A dinâmica da oficina foi incrível, participativa e nos envolvia cada vez mais. Acredito que todos saíram entusiasmados como eu, com vontade de escrever um livro inteirinho”, contou.

Confira algumas fotos da oficina:

ACADE7 promove Oficina de Escrita Criativa para setembrinos

A Academia de Letras dos Estudantes do Colégio 7 de Setembro irá realizar uma oficina de escrita criativa para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio, com o intuito de ensinar técnicas para facilitar a elaboração de textos. A oficina será ministrada pelo escritor e integrante da ACADE7, Mateus Lins, no dia 23 de maio, às 14h na sede Centro (EGS).

Esta é uma das muitas atividades promovidas pela ACADE7 no ano, um projeto que reúne estudantes interessados na língua portuguesa e que oferece orientação para estimular o aprimoramento da leitura e da escrita dos alunos.