TEDx Colégio 7 de Setembro Youth reúne alunos e convidados em noite de reflexões sobre coletividade e futuro
O colégio 7 de Setembro, unidade Aldeota, realizou na última sexta-feira, 3/10, a terceira edição do TEDx Colégio 7 de Setembro Youth, evento promovido sob a licença TED e organizado integralmente por estudantes da escola. Com o tema “Manifesto”, a programação contou com a participação do cineasta Halder Gomes, da Secretaria de Cultura do Estado, Luisa Cela e da artista Mara Alexandre. Além da presença de alunos e jovens artistas que compartilharam ideias, experiências e reflexões sobre educação, cultura, diversidade e impacto social.
Durante as apresentações, diferentes perspectivas sobre como manifestos individuais e coletivos podem transformar contextos sociais. Halder destacou a força da regionalização no cinema cearense, Mara trouxe a dança como espaço de visibilidade da mulher surda e Luisa abordou os movimentos culturais locais. O palco também recebeu o ator, comediante e ex-aluno Victor Alen, a artista colagista Alexia Ferreira e o artista visual Merremii Karão ampliando o debate sobre identidade, representatividade e participação social.
Para Rudá Magalhães, um dos alunos à frente do evento, o trabalho realizado pelos estudantes em organizar o TEDx Colégio 7 de Setembro Youth é destacável, “É muito gratificante perceber que a cada ano que passa, estamos melhorando e tendo um alcance maior. É recompensador olhar para o evento e saber que cada detalhe nasceu do diálogo e do trabalho em conjunto. Isso mostra que os alunos podem criar espaços de discussão que não ficam presos apenas nas salas de aula. A escola é o nosso espaço de mudança, de manifesto e de provocar”, destaca o jovem.
Segundo Janaína Moita, diretora da unidade Aldeota, o Colégio 7 de Setembro sempre abriu espaço para o protagonismo juvenil. “Os alunos estão cada vez mais engajados nos projetos da escola, o trabalho realizado por eles está mais harmônico, eles entendem o que conseguem realizar e, nós, como a direção, apoiamos as decisões deles. São muitos desafios que os estudantes enfrentam durante essa jornada e com certeza, eles saem maiores. Esse espaço vai diferenciá-los quando entrarem na vida acadêmica, na formação de futuros cidadãos do mundo”, completa a diretora.
Com o encerramento da edição de 2025, o Colégio 7 de Setembro reforça seu compromisso em promover experiências que conectam educação, criatividade e engajamento social, aproximando a comunidade escolar de discussões atuais e relevantes, com a presença de palestrantes que engajam e promovem o debate necessário para difundir ideias que inspiram e transformam.



Leave a Comment