“Dia da Fruta” estimula alunos do C7S a terem uma alimentação saudável

Incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável é um das principais preocupações para os pais, tornando-se ainda maior quando, diariamente, surge a dúvida sobre o que colocar na lancheira do filho para levar à escola. Suco ou refrigerante? Salgado ou fruta? No Colégio 7 de Setembro, esses questionamentos são transformados em ações que estimulam os alunos, desde novos, a escolherem opções mais saudáveis.

 

Quer saber como isso funciona?

Se você é pai ou mãe de um dos pequenos do Núcleo Infantil C7S, já deve ter ouvido falar no “Dia da Fruta”. A ação surgiu com o intuito de incluir alimentos saudáveis nos lanches dos alunos. Todas as terças, quartas e quintas-feiras os pais escolhem alguma fruta para colocar na lancheira do filho.

 

A supervisora do Núcleo Infantil da Aldeota – EBS, Fernanda Ramos, destaca que a ação foi implantada desde o início da criação da unidade como forma de incentivar pais e crianças a incorporarem hábitos saudáveis, começando pela alimentação. “É importante ter um reforço por parte da escola para estimular as crianças a consumirem alimentos que contribuam para uma melhor alimentação e o consumo de frutas é um forte aliado nesse objetivo”, pontua.

 

A professora Deila Baima, que leciona na unidade há 17 anos, explica que é perceptível a mudança na alimentação das crianças da época que ela ingressou na instituição para o cenário atual, desde o início dessa ação.

 

É interessante ver como algumas crianças que antes não gostavam de comer frutas, hoje não as trazem apenas nas terças, quartas e quintas, mas durante toda a semana. E o mais importante é o envolvimento dos pais nessa ação. Eles sabem que esse incentivo impactará em uma melhor qualidade de vida quando seus filhos estiverem adultos”, comenta ao destacar que até nos aniversários realizados pelos pais de algumas crianças na escola, eles trocam o refrigerante pelo suco.

 

A aluna Katherine Souza, de 4 anos, do Infantil 4, disse que começou a gostar de comer frutas na escola e que a sua preferida é a tangerina. Quem confirma isso é a professora Deila Baima, ao destacar que Katherine tinha dificuldade em incorporar as frutas em seus lanches, mas, hoje, apesar dos desafios, teve um grande avanço.

 

Deila busca também orientar os pais na hora de escolher o lanche para o filho. Ela fala que em alguns casos, a lancheira da criança chega com várias opções de lanche e que o ideal é escolher apenas um para não confundir e dificultar o estímulo ao aluno.

 

Cantina saudável

 

A Cantina do C7S do Núcleo Infantil também incorpora hábitos saudáveis. No local, as crianças podem encontrar frutas e sucos naturais como opção de lanche na hora do intervalo. O refrigerante foi um dos itens, por exemplo, abolidos do cardápio da unidade.

 

Dia da Fruta EBS 5