Projeto Político Pedagógico

 

Entre outubro/2006 e janeiro/2009, o Colégio 7 de Setembro reescreveu seu Projeto Político Pedagógico. O PPP é um documento que traduz a identidade da nossa instituição e que reflete um conjunto de estudo, planejamento e ação sobre a escola que desejamos ser. Por ser fruto do trabalho da equipe 7 de Setembro, o novo projeto preserva o ideal dos fundadores ao mesmo tempo em que assume uma postura corajosa para lidar com os desafios educacionais dos próximos anos.

 

Objetivos

O projeto tem seu caráter político pela responsabilidade da escola de comprometer-se com a formação de sujeitos aptos para o exercício da cidadania. Do ponto de vista pedagógico, o projeto busca orientar a intencionalidade da ação educativa da escola. O PPP da escola também é uma exigência legal. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê um olhar especial sobre questões da dinâmica escolar como a formação dos professores, a organização e gestão da escola, os currículos e as avaliações. O documento final será, portanto, enviado ao Conselho de Educação do Estado do Ceará.

 

Processo

Os trabalhos tiveram a orientação da profa. Estrêla Fernandes, doutora em Educação e professora da UFC e da FA7. O PPP foi construído de forma colaborativa ao longo de quase 40 reuniões quinzenais, envolvendo as principais lideranças da escola. Como os vários segmentos da comunidade escolar participaram, o trabalho concluído em dezembro de 2008 representa um marco da gestão democrática da escola.

 

Parceria com a Família

Para que haja harmonia no trabalho conjunto da família e da escola, é importante que os pais conheçam a identidade e os propósitos da instituição escolar. Assim, trazemos abaixo alguns dos trechos mais importantes do novo projeto. A íntegra do documento final poderá ser encontrada nas bibliotecas da escola e no portal educacional.

 

Missão

Educar de forma crítica e criativa, buscando promover a dialogicidade e formar pessoas emancipadas e capazes de realizarem-se construtores de uma sociedade justa, em que os princípios cristãos norteiem as interações da cultura, da política, da economia, da ciência e da tecnologia.

 

Visão de Futuro

Ser, cada vez mais, uma escola reconhecida pelo ensino forte aliado à formação para a vida e à vivência da ética cristã, em favor da emancipação humana e da defesa da cidadania planetária.

Princípios

Formar cidadãos críticos, interativos, criativos e capazes de contribuir para o progresso da sociedade, opondo-se às injustiças sociais.