PROGRAMAS
E PROJETOS

Academia de Letras dos Estudantes do Colégio 7 de Setembro

ACADE 7

O Colégio 7 de Setembro é mestre de expoentes de nossa língua, tais como Manoelito Eduardo Campos, Artur Eduardo Benevides, Cid Carvalho, Paulo Elpídio de Menezes Neto, Adísia Sá, Giselda Medeiros, Natércia Campos, dentre muitos outros, sempre colocou em destaque o ensino de Português.

A preocupação do 7 de Setembro com o bom uso da língua materna por parte de seus jovens alunos é constante e busca mostrar-lhes a importância do domínio da norma culta, a língua prestigiada socialmente em todos os segmentos.

Por essa razão, em 2009, o Comitê Pedagógico do Colégio aprovou a proposta do Dr. Ednilo Soárez, um dos diretores, para a fundação da Academia de Letras dos Estudantes do Colégio 7 de Setembro, a ACADE 7, que funciona sob a orientação da Academia Fortalezense de Letras e tem os seguintes objetivos:

Congregar estudantes, com destaque ou interesse em expressão oral, língua portuguesa e literatura, sob a orientação de professores e dirigentes do Colégio, em torno da literatura;

  • Promover conferências literárias, de preferência com autores cearenses;
  • Desenvolver intercâmbio com outras entidades estudantis congêneres;
  • Participar, quando convidada, de atividades literárias nas academias de letras do Estado.

Os alunos interessados em se tornarem acadêmicos da ACADE7 devem entrar em contato com o seu orientador educacional.

INTERACT CLUB

Na década de 60, o Professor Edilson Brasil Soárez, em mais uma de suas iniciativas pioneiras, fundou, no então Ginásio 7 de Setembro, o primeiro Interact Club do Ceará. Esse clube, patrocinado pelo Rotary Club de Fortaleza, congregava em seu quadro social jovens de 12 a 18 anos que queriam desenvolver o companheirismo e, ao mesmo tempo, tinham o prazer em servir ao próximo.

Na mente do Dr. Edilson, o que passava era o seu interesse em desenvolver nos seus jovens alunos uma responsabilidade social, principalmente por serem oriundos de um estado pobre de um país subdesenvolvido.

O clube funcionou prestando grandes serviços à comunidade até meados da década de 70, quando faleceu o seu fundador. Com o seu desaparecimento, apagou-se a chama do Interact Club. Mas em 1993, com a chegada ao Colégio de seu filho Ednilo, decidiu-se, tal qual a Fênix, ressurgir das próprias cinzas o Interact Club, agora denominado Interact Club 7 de Setembro.

O Interact é um clube de prestação de serviços patrocinado pelo Rotary International (RI) para jovens de 14 a 18 anos ou estudantes de segundo grau. Todos os Interact Clubs implementam pelo menos dois projetos de prestação de serviços por ano: um em benefício da escola ou comunidade e outro de promoção à compreensão internacional.

O Interact Club 7 de Setembro é patrocinado pelo Rotary Club de Fortaleza, pioneiro em nosso Estado, o qual oferece orientação contínua. Além disso, muitas vezes os interactianos estabelecem uma parceria com o Rotary Club patrocinador, colaborando entusiasticamente com seus diversos projetos de prestação de serviços. O Interact Club beneficia seus sócios, o Rotary Club patrocinador e a comunidade onde o mesmo está localizado.

Através do Interact, os jovens desenvolvem qualidades como iniciativa e liderança, e travam amizades duradouras. O Rotary Club ganha um parceiro no servir, assim como a oportunidade de orientar os jovens de sua comunidade.

Projetos

Escolinha da comunidade São Vicente de Paulo (Trilho)
O Interact atua como padrinho do projeto, realizando o sábado da cidadania (um dia inteiro de ações como: aplicação gratuita de flúor, brincadeiras, atividades culturais, entrega de brindes, lanches etc..). Também realiza o Dia das Crianças e o Natal, com atividades recreativas e doação de brinquedos. Os membros do Interact realizam uma visita por mês à comunidade e, no início de cada semestre, promovem doação de material escolar além de outros materiais, como flautas, para a oficina de música que é realizada com as crianças.
Operação Sorriso
Faz parte das atividades do Interact desenvolver ou apoiar um projeto internacional por ano. O Interact Club 7 de Setembro apoia o Operation Smile (Operação Sorriso). Esse projeto é uma iniciativa de médicos estrangeiros que viajam o mundo realizando operações de correção de lábio leporino e fenda palatina em crianças carentes. Quando a Operação Sorriso vem para Fortaleza, as crianças carentes ficam hospedadas no C.D.I (Centro de Desenvolvimento Infantil do Rotary Club). O Interact contribui com roupas e alimentos para que as crianças sejam operadas e passem no C.D.I o período de recuperação.
Lar da Criança e do Adolescente da Casa de Apoio Sol Nascente
Instituição que recebe crianças carentes, de 2 à 12 anos, filhas de portadores de H.I.V. O Interact programa visitação nos finais de semana para que as crianças participem de passeios fora da instituição (para o zoológico, por exemplo). Também realiza campanha para conseguir kits de bio-segurança e remédios necessários para as crianças.
Escolinha do Cristo Redentor (Pirambu)
O Interact ajuda a promover a festa do Dia das Crianças e o Natal.
Lar Torres de Melo
O Interact realiza visitas aos idosos e doação de kits de higiene pessoal.
Projeto 4 Varas (Pirambu)
O Interact promove doação de açúcar para a fábrica de remédios da Farmácia Viva, fabricados com ervas medicinais, em parceria com a Universidade Federal do Ceará.
Projeto Emaús
Os interactianos desenvolvem campanhas de divulgação do número de telefone da instituição para a doação de objetos usados.
Lar do Menino Jesus
O Interact promove eventos para doação de brinquedos e promove recreações com as crianças.
Iprede
Periodicamente, o Interact realiza campanha de doação de leite para as crianças atendidas pela ONG.